Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

CBMMG E AS 40 HORAS SEMANAIS



"Recentemente foi aprovada na Assembléia Legislativa de Minas Gerais a carga horária máxima de 40 horas semanais para Policiais e Bombeiros Militares. No que tange o CBMMG, atualmente a escala de serviço operacional é de 24 horas de serviço operacional por 48 horas de folga (24 x 48). A expectativa de toda à corporação, principalmente dos praças que trabalham no operacional, é que nova escala seja de 24 x 72. Essa escala atenderia perfeitamente os anseios e demandas de todos os bombeiros, pois trabalhariam 24 horas (1 dia) e teriam 72 horas (3 dias) de descanso. 

Para que a escala de 24 x 72 se torne realidade, é necessário a criação de uma quarta ALA operacional, pois atualmente existem apenas 3 (três) ALAs. Todavia, os coronéis do CBMMG estão intencionando criar uma quarta ALA operacional e implantar uma escala de 12 x 36. 

Tal escala não atende a demanda dos praças que atuam no serviço operacional. Isso porque os bombeiros estão adaptados a trabalhar 24 horas, possuindo alojamentos para descansar e dormir, além de estarem acostumados a ter 48 horas de folga ao lado de sua família e com tempo livre para resolver seus problemas pessoais. Além disso, a escala de 12 x 36 não seria justa para todos os militares, pois os bombeiros que trabalhariam no período da noite, deixariam de realizar tarefas que os bombeiros normalmente realizam durante o dia, como por exemplo corte e poda de árvores, mergulhos para resgatar corpos, incêndios florestais, etc, tais serviços, se realizados no período da noite, acarretam risco para os militares. 

Saliento também que na escala 12 x 36 o militar teria que deslocar-se para o trabalho 15 (quinze) vezes ao mês, dificultando a realização de treinamentos e de educação física, imprescindíveis à atividade bombeiro militar. Além do mais, as passagens de serviço, ou seja, o recebimento de materiais e de viaturas, que por natureza são demorados e minuciosos, exigem que o militar chegue com pelo menos 15 minutos de antecedência ao quartel. 

Por fim, destaco que na escala de 12 x 36 os militares do CBMMG trabalhariam todos os finais de semana (sábado ou domingo), não desfrutando do lazer ao lado da família. Os praças do CBMMG aguardam que a escala de 24 x 72 seja efetivamente implantada e querem deixar claro que a escala de 12 x 36 não interessa a ninguém que trabalha no serviço operacional. Para confirmar o real interesse da tropa, basta fazer uma pesquisa em todos os batalhões do CBMMG."

MILITAR DO CBMMG

Fonte: Blog da Renata

29 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer bom empregador se preocupa com a satisfação geral e bem estar de seus funcionários buscando assim ter o melhor desemprenho de sua mão de obra!! Não é diferente para Bombeiros e Policiais, se com a escala atual precisamos contratar mais profissionais que assim seja, o Estado é rico, um dos mais ricos do País e tem condição de fazer isso, não estamos em um país miserável... se os governantes quiserem basta tirar a mão de uma das tetas e dividir um pouco mais com a população o dinheiro arrecadado!! Apenas de ICMS MG arrecada a bagatela de 18% sobre tudo que circula dentro do estado, vc tem noção do que é isso??? Se o funcionalismo público entendesse um pouco mais sobre isso teríamos condições melhores de trabalho em todos os sentidos, armas, equipamentos, jornadas de serviço, etc.... veja a PF, as escalas deles são ótimas, os equipamentos são os melhores....

      Excluir
    2. Caro companheiro gostaria de lhe chamar assim porem vejo que em suas veias não corre sangue de BOMBEIRO, visto que trabalhamos a vida toda em uma escala desumana na qual trabalhamos no minimo 240 horas mensais alem de empenho extras(chamada geral,ocorrências que entram em nosso horário de descanso) e vejo VC postar esta merda neste blog que sempre lutou pelos nossos direitos.Gostaria de lhe exigir que estude primeiro e verifique que nossa administração esta inchada com militares que nunca atendeu uma ocorrência de Bombeiro (Igual VC) e que tais militares foram formados para esta função e não para ficar atras de uma mesa fazendo serviço administrativo.Se preocupe em auxiliar o comando geral a providenciar a contratação de funcionários civis para realizar o serviço administrativo;liberando assim nossos praças para atendimento das ocorrências para qual possuem formação e são pagos para isto.E pare de falar do que não sabe.

      Excluir
    3. Meu amigo Delgado gostaria ainda de lhe informar caso não sabe que o Corpo de Bombeiros não cresceu somente esticou pois o mesmo efetivo de 5 Batalhões e o efetivo de 10 BBM mais o Boa.Mais uma vez te falo já que é oficial auxilie o comando geral a solicitar e mostrar ao nosso governador a necessidade de concurso urgente e não critique a conquista que alcançamos.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Devido a incompetencia dos nossos oficiais (inclusive vc!), que preferem ficar implicando com besteiras, ao inves de correr atras para melhorar o efetivo e assim atender a populacao como ela merece. Pq para cada 1 militar na operacional existem 7 na ADM, e vc é mais um inutil que fica caçando besteira pra implicar com os "praças" que realmente trabalham. Nao esta satisfeito no Bombeiro, então nos faça um grande favor: Volta pra PM!!!!!

    ResponderExcluir
  3. O blog é um espaço para discussão de ideias, propostas, apresentação de opiniões sobre os assuntos de interesse da segurança pública, do exercício da cidadania e de luta pelos direitos e garantias fundamentais ao exercício da profissão de policial e bombeiro militar.

    Assim, a manifestação de quem quer que seja deve ser respeitada, sob pena de estarmos usando a mesma moeda e praticando o que tanto nos deixam indignados e prontos para agir em nossa defesa.

    Sejam sempre bem vindos, e ao contraditarem as opiniões alheias somente pedimos que o façam com argumentos e fundamentos para rebater ou contestar, para melhorar e dar mais importância para o debate.

    Um fraterno abraço.

    Agradecemos pela participação e será assim que construiremos um futuro melhor para nossa profissão.

    José Luiz BARBOSA - Sgt PM - RR.

    ResponderExcluir
  4. Grande parte dos militares da ala operacional não moram na cidade onde trabalham, e o CBMMG não possui destacamentos em todas as cidades de Minas Gerais como a nossa irmã Policia Militar, que também é acometido desta situação.
    Uma escala 12 x 36 prejudica significativamente o desempenho destes militares no serviço operacional, na saúde e na vida pessoal que passarão um tempo ainda maior em deslocamento para o serviço.
    Hoje um militar que mora em Barbacena gasta no mínimo 04:30 h para chegar a tempo de tirar serviço em contagem, para retorno a residência 04:00 h (se o transito em todo o trecho estiver bom). Então são 08:30 h por plantão.
    Fazendo uma conta simples 10 plantões por mês 85:00 h, ( div 24 = 3 dias e 13 horas) só de deslocamento.
    Se vigorar a escala 24 x 72 68:00 horas, mas se proceder 12 x 36 serão 16 PLANTÕES POR MÊS 136 HORAS DE ESTRADA POR MÊS (div 24 = 5 dias e 4 horas), o dobro da escala 24 x 72.
    Seria essencial que fosse observado essa situação em benefício de um melhor serviço operacional e da vida de várias famílias de militares.


    Marcio Egg SD BM, Barbacena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Marcio Egg, concordo parcialmente com seus argumentos. Vamos lá: Primeiramente creio que a escala 24x72 seja o melhor para atender o anseio da tropa e isso é indiscutível, é só perguntar aos militares das Alas. Discordo com os argumentos que você apontou no que diz respeito a que a maioria dos militares moram em cidade diferente da que trabalha. Isso não condiz com a realidade. Concordo que existem muitos casos, mas não a maioria. E o Estado não pode ser culpado por uma opção do militar em morar em lugar diferente do trabalho (minha opinião). Agora mudando o assunto. Precisamos para com essa briga boba entre Oficiais e Praças quem perde com isso é o CBMMG e consequentemente a população mineira.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. a discussão aqui está boa. mais humanidade para nós militares do estado. esses caras que se acham donos da pm e imagino que no bombeiro seja igual, devem estar rasgando o cruz urso com a unha! kkkk vem ne mim 40 horas semanais, vem ne mim folga pra repor as horas que tenho certeza que vão acumular. esse é um direito que não abro mão.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc tem tanta certeza que esta certo , porque vc removeu o seu primeiro comentario?

      Excluir
  7. DESDE DE 2004 QUANDO COMEÇOU AS IMPLANTAÇOES DE NOVAS FRACOES, QUE ESTA QUESTAO DE EFETIVO E PROBLEMA E MESMO ASSIM O CBMMG IMPLANTOU AS NOVAS FRAÇOES. AGORA QUE UMA LEI JUSTA ENTROU EM VIGOR ESTÃO PREOCUPADOS COM EFETIVO..... PORQUE SERA?????

    ResponderExcluir
  8. ME TIRE UMA DÚVIDA SR CAP FRANSERGIO, SE O SR É DA ADM, E O EXPEDIENTE ADMINISTRATIVO HOJE VAI DE 0830 AS 1330 NO CBMMG, COMO O SR POSTOU ESSES COMENTARIOS AQUI NO BLOG AS 0915HS, 0937HS, 0944HS, 1009HS, 1014HS E 1021HS?ERA HORA DE ALMOÇO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. AH, BOM, ENTÃO O SR É DA ALA OPERACIONAL, E DEVE FAZER O PLANTÃO 24 POR 48 COMO OS COMBATENTES. ME DESCULPE ENTÃO, POR ESTAR MUITO MAL INFORMADO...

      Excluir
    3. Está sim. Sou Comandante da Cia OPERACIONAL, mas cumpro o expediente administrativo.

      Excluir
  9. È um desafio para ser administrado. Agora que a lei ja foi sancionada não adianta debater, na epoca das comissoes e sessoes da assembleia é que se deveria se levada as dificuldades.
    Ja que agora é lei e tem que cumpri, tanto faz (12x36), (24x72), a conta não bate passa de 40h. Portanto, se as duas nao fechao o melhor é escolher a que mais agrada e motiva a tropa e claro, a que seja melhor pro serviço. Lembrando que ja houve uma pesquisa e estudo sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  10. O debate tomou um rumo muito ruim, com palavrões, etc, (não todos os comentários e perfis, pois houve alguns HOMENS, que se identificaram). Vejo que a carapuça serviu, pois alguns que comentaram se enquadraram exatamente no que eu disse inicialmente: aqueles mal-acostumados, que não trabalham, e ao menor sinal de serviço, procuram médicos e psicólogos. Sendo assim, estou me retirando, mas quando houver outra discussão sobre assuntos que possam melhorar nossa prestação de serviços, terei enorme prazer em participar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc trabalha? Fica com a viatura do quartel para uso particular, vai e volta pra casa todo dia. Cara de pau, e ainda fica cansando os praças

      Excluir
    2. Na realidade, esse debate não vai dar em nada mesmo, a carga horária vai ser implantada de qualquer jeito, com pouco ou muito efetivo. Os bombeiros militares que trabalham certo vão continuar trabalhando, os bombeiros chaveiros vão continuar esquivando do serviços, os puxa sacos vão continuar babando ovo e conseguindo mordomias e promoções. Daqui a uns 40 anos, provavelmente, todos que postaram aqui, inclusive eu, já devem ter morrido e o CBMMG vai estar com 142 anos de belas e comoventes histórias e ainda com mais de 80% de aprovação pela população...

      Por isso, Cuca B. Ludo também se retira do debate , deixando um abraços à todos os bombeiros que sempre tem seus nomes constando no REDS de Minas Gerais!

      Excluir
  11. Caro senhor Fabricio Dalfior me entendeu erroneamente . Não estou culpando o Estado por minha situação e a de outros militares, apresento um fato que independente de ser 12 x 36 ou 24 x 72 , será criada a quarta ala. Então logo se vê que o numero de militares para os dois tipos de escala será o msm.
    Porque não se fazer uma pesquisa tanto no operacional, quanto na administração, oque será melhor para os militares e a sociedade?
    Já respondi vários monólogos de curso de formação de oficiais que não tinham fundamento nem objetividade anão ser a formatura.
    Peço justiça e discernimento para aqueles que iram decidir não só a vida dos militares mas as de suas famílias.

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber se haverá concurso para cbmmg soldado em 2015.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com