Deputados vão apurar denúncias de abusos de policiais do município contra um procurador da União.
Para apurar denúncias de abuso de poder, tortura, assédio moral, prisão arbitrária e alteração de boletim de ocorrência, vitimando um procurador da União, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará audiência pública na próxima segunda-feira (4/11/13), a partir das 14 horas, no Plenarinho IV. A atividade atende a requerimento do deputado Célio Moreira (PSDB) que se diz apreensivo com a gravidade do caso.
De acordo com Célio Moreira, a Comissão de Direitos Humanos existe "para defender os direitos de todos os cidadãos que se sentem, de alguma forma, ofendidos ou injustiçados em seus direitos e garantias. Por isso mesmo, toda denúncia merece ser respeitada e devidamente apurada". A queixa relatada à comissão é de que os abusos teriam ocorrido no bairro Lagoa Brejão, em Sete Lagoas (Região Central do Estado), vitimando o procurador José Aluízio de Oliveira. Os acusados são policiais civis e militares, lotados na 27ª Companhia, no 25º Batalhão da Polícia Militar (PM) e na 15ª Delegacia de Polícia Civil.
Visando a melhor analisar os fatos, a comissão da ALMG convocou membros do 25º Batalhão da Polícia Militar de Sete Lagoas, são eles: o tenente-coronel Marcelo Vitor Sampaio Ferreira; o 3º sargento Agnaldo Martins Machado; o soldado Ledeslayne Reginalda da Silva Milagres; e o cabo Alibeque da Silva. Também foram convocados policiais do Destacamento Civil: o inspetor Ronaldo Nunes de Lima; o médico legista Caio Márcio Dutra Teixeira; e o delegado Leandro Andrade Saraiva.
Convidados - Além dos convocados, foram convidados para a audiência o procurador-chefe da Procuradoria da República no Estado, Adaílton Ramos do Nascimento; a procuradora-chefe da Advocacia-Geral da União em Minas Gerais, Lúcia Aparecida Lyra de Almeida; o superintendente regional da Polícia Federal no Estado, Sérgio Barboza Menezes; o inspetor-chefe da 2ª Delegacia da 4ª Superintendência Regional de Polícia Rodoviária Federal/Sete Lagoas, Gabriel Costa de Jesus; o procurador-geral de Justiça do Estado, Carlos André Mariani Bittencourt; o corregedor da Polícia Militar do Estado, cel. PM Hebert Fernandes Souto Silva; o corregedor-geral de Polícia Civil, Renato Patrício Teixeira; o ouvidor de Polícia de Minas Gerais, Rodrigo Xavier da Silva; a delegada titular da Delegacia de Assuntos Internos da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Sete Lagoas, Rosana Batista de Jesus; o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais (OAB/MG), William dos Santos; o presidente da Associação Nacional dos Advogados da União, Rommel Madeiro de Macedo Carneiro; e os advogados José Aluízio de Oliveira e Sílvia Valéria Moreira de Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada