Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Corpo de Bombeiros Militar tem novo Comandante-Geral



Entrevista novo Comandante do Bombeiros
Coronel Luiz Henrique Gualberto Moreira é o novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Nomeado pelo governador Fernando Pimentel, no dia 1º de janeiro, o novo comandante substitui o Coronel Ivan Gamaliel, que passa a integrar o Quadro de Oficiais da Reserva. A solenidade oficial de posse será realizada nesta sexta-feira (9), às 10h, na Academia de Bombeiros Militar, em Belo Horizonte.

O novo comandante-geral tem 45 anos, é casado, tem dois filhos e nasceu em Belo Horizonte. Ingressou na carreira militar há 26 anos, por influência do avô, Capitão da PMMG, e dedicou toda a carreira à atividade operacional. O Coronel possui também curso de especialização em educação física e piloto/comandante de operações aéreas. Dentre as medalhas e condecorações que recebeu ao longo da carreira estão as Medalhas Dom Pedro II (2005), Mérito Intelectual (2005) e Mérito de Defesa Civil (2014).

Antes de assumir o comando-geral, o oficial atuava como comandante operacional de Bombeiros, desde agosto de 2013 mas já exerceu diversos cargos e funções, dentre eles, subdiretor de Apoio Logístico, comandante do Batalhão de Operações Aéreas, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais e comandante do Batalhão Especial para a Copa do Mundo. Nesta entrevista, ele fala sobre metas, planejamento, ações e expectativas para em sua gestão.

Metas - Uma de nossas metas será aumentar a capilaridade do Corpo de Bombeiros. A corporação está presente hoje, em 57 municípios mineiros. Nossa intenção é estar presente em mais locais estratégicos para melhorar nossa capacidade de atendimento à população de Minas Gerais. Para isso, deverá ser feito, junto com o Governo Estadual, um estudo da situação e viabilidades.

Efetivo - Em relação ao efetivo, há necessidade de se preencher uma lacuna que ainda não foi totalmente preenchida. Hoje, a corporação possui 6,3 mil homens e a expectativa é que consigamos atingir o efetivo previsto pela legislação (Lei Estadual 20.533/12), de 7.999 bombeiros militares.

CBMMG - É uma corporação bem estruturada e com um bom nível de aceitação pela população de Minas Gerais. Somos respeitados também em nível nacional e procuramos manter nossas características para que possamos prestar cada vez mais o melhor atendimento.

Capacitação - Nossa capacitação é contínua e serão desenvolvidos vários cursos para que nosso militar mantenha-se atualizado. A ideia é manter o que já existe e investir na qualificação em todas as áreas, fazendo com que o bombeiro deixe ser um generalista para tornar-se um especialista naquele assunto. A intenção também é aproveitar experiências e técnicas de outros locais do Brasil e até internacionais.
Perfil - Estou na área operacional há 26 anos e sempre vivenciei questões reais de atendimento, no que se refere a recursos materiais e humanos disponíveis para as ocorrências, logística etc. Então, conheço bem as dificuldades de quem está ali naquele momento. Vamos nos empenhar para melhorar as condições de trabalho de nossos bombeiros.

A carreira - Após tanto tempo de profissão, a disposição é a mesma, mas a gente amadurece, muda o comportamento, trabalhamos mais com a razão, tentando controlar a emoção e aprendemos a ser mais racionais. A carreira de um bombeiro é um processo contínuo de emoção e maturidade. Com o tempo, aprendemos a separar as duas coisas. Hoje, consigo, mesmo nas situações mais críticas, concentrar-me no meu trabalho ali e deixar um pouco a emoção de lado, mas ocorrências com crianças ainda mexem comigo.

Perfil do bombeiro militar - O perfil do profissional bombeiro mudou muito. No início, a ideia era a universalidade, aquela pessoa que fazia várias coisas e não fazia bem nenhuma. Hoje, a tendência é que haja o especialista, aquele que conhece um pouco de tudo mas especializa-se em alguma coisa, e essa situação já está sendo vivenciada no CBMMG. Recentemente, inauguramos um Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres e também já temos o GSSEI e o BREC, grupos especializados em resgates em enchentes, inundações e soterramentos.

Mensagem para a tropa: Cheguei ao Comando com o apoio de todos os militares e gostaria de contar com a ajuda de todos. Estou aberto à sugestões. Quero não só manter o patamar que temos hoje, mas fazer um Bombeiro cada dia melhor.

Transmissão de Cargo
O CBMMG teve uma importante participação durante as solenidades de transmissão de cargo do governador Fernando Pimentel. Na Assembleia Legislativa, o novo governador foi recepcionado com o "Exórdio do Governador", executado pela Banda de Música. Foram executados também o toque de presença e a canção "Oh! Minas Gerais" durante o percurso de entrada do chefe do Executivo no local.

Fernando Pimentel saiu da Assembleia passando por uma "Cúpula de Aço" formada por 23 Cadetes da Academia de Bombeiros com o Espadim Dom Pedro II. Durante o evento, os novos comandantes-gerais do CBMMG e da PMMG, Coronel Marco Bianchini, assinaram o livro de posse.
Coronel Luiz Henrique Gualberto assumiu o comando do CBMMG
Coronel Gualberto: Quero não só manter o patamar que temos hoje, mas fazer um Bombeiro cada dia melhor
Comandante-Geral assina o livro de posse
Comandante-Geral assina o livro de posse
Comandante-Geral recepciona Governador na entrada do Palácio da Liberdade
Comandante-Geral recepciona governador Fernando Pimentel na entrada do Palácio da Liberdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com