Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

domingo, 4 de janeiro de 2015

Mortes violentas em Uberlândia têm redução de 12% em 2014


O número de mortes violentas registradas, em 2014, em Uberlândia, foi 12,15% menor do que as ocorridas no ano anterior. A redução foi, respectivamente, de 181 para 159 mortes, segundo balanço feito com base no banco de dados do CORREIO de Uberlândia, considerando homicídios, latrocínios, encontros de cadáveres e tentativas de homicídio em que a vítima tenha morrido posteriormente. As contagens feitas pelas polícias Civil (PC) e Militar (PM) não seguem todos estes critérios.
O ano passado foi o segundo consecutivo em que houve queda nos registros desses crimes no município, já que, em 2012, foram 204 ocorrências. Em dois anos, a redução foi de 22%.
No comparativo feito pela PM são considerados os registros de homicídios consumados e a redução verificada em 2014 foi de 18,75% em relação a 2013. “Isso é reflexo do combate efetivo ao tráfico de drogas que, em 2013, representou 67% desses crimes. Em 2015, vamos imprimir uma nova metodologia e implantar a força tática [patrulha de motos]”, disse o comandante da 9ª Região da PM, coronel Volney Marques.
Mortes violentas em Uberlândia têm redução de 12% em 2014
Cel. Volney Marques: “redução é fruto do combate ao tráfico” (Foto: Cleiton Borges)
O balanço feito pela PC considera, além dos homicídios consumados, as tentativas de homicídio com a morte posterior da vítima. Em 2014, foram 136 mortes, enquanto, em 2013, 169, uma redução de 19,52%. “Uma junção de esforços de atuação da PC, PM, Ministério Público e do Judiciário para ponderar alvos que estivessem impactando de maneira considerável na sociedade colaborou para a redução”, disse o delegado de Homicídios e Regional interino, Bernardo Pena Salles.
Para o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Uberlândia, Egmar de Sousa Ferraz, a redução deve ser atribuída à nova estratégia da PM em “defesa da sociedade”. “Diante dos investimentos escassos e de efetivo menor que o que deveria ser, vemos que a cidade teve avanços consideráveis diante do crescimento da população”, afirmou.
Crueldade marcou alguns casos
Apesar da diminuição no número de mortes violentas em 2014, em Uberlândia, alguns dos crimes registrados na cidade chocaram pela crueldade e violência. Em janeiro, no primeiro latrocínio registrado no ano passado, o corpo de Antônio Gonçalves Pinheiro, de 30 anos, foi encontrado às margens da rodovia municipal Neuza Rezende sem roupas, com as mãos amarradas para trás e marcas de facadas. À época, a polícia acreditava que ele teria sido torturado.
No último dia 26, Arnaldo Gomes Borges, foi assassinado pela própria mãe na casa onde moravam no bairro Tocantins, zona oeste de Uberlândia. O homem deficiente físico, de 33 anos, foi morto a facadas. A mulher tentou suicídio, sobreviveu e está internada sob escolta policial no setor de Psiquiatria do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).
Latrocínios passaram de 2 para 6
Enquanto houve redução no número de mortes violentas em 2014, os registros de latrocínios (matar para roubar) aumentaram. Em 2013, foram registrados dois crimes desse tipo, ambos em outubro. No ano passado, houve seis latrocínios, um aumento de 200%.
Entre as mortes está a do bombeiro Luis Alberto de Matos, morto aos 41 anos na frente do filho de 8 anos. O crime aconteceu quando três homens roubavam a caminhonete da vítima, no dia 7 de abril. O veículo foi encontrado no dia seguinte e um dos suspeitos acabou morto durante uma troca de tiros com a Polícia Militar. Outros dois suspeitos fugiram, um deles foi preso no dia 9 seguinte ao crime e o terceiro se entregou no dia 11. Um deles já foi julgado e condenado.
Índice de casos solucionados pela Delegacia de Homicídios foi de 60%
A mudança de dinâmica no processo investigativo e a atuação da Delegacia de Homicídios nas primeiras 48 horas após os crimes contra vida garantiram, segundo o delegado Bernardo Salles, o aumento no número de casos solucionados em 2014. Ao todo, 60% dos inquéritos tiveram resolução enquanto, em 2013, foram 51%. “Nós também focamos em solucionar investigações anteriores, de 2007 e 2008, garantindo a prisão aos suspeitos”, afirmou. Somente neste ano, as investigações da PC levaram a cerca de 100 prisões de suspeitos desse tipo de crime.
Mortes violentas em Uberlândia têm redução de 12% em 2014
Duplo homicídio em revenda de veículos foi esclarecido (Foto: Cleiton Borges 14/02/2014)
Entre os casos solucionados pela Delegacia de Homicídios estão as mortes dos garageiros Luciano de Paula, de 42 anos, e Flávio de Almeida Pira, de 36 anos. A investigação levou à prisão de cinco suspeitos e também apontou que R$ 5 mil foram pagos aos executores do crime.
O crime aconteceu em fevereiro do ano passado em uma revenda de veículos no bairro Brasil, setor central de Uberlândia. “Vamos estreitar os laços com todos os órgãos que colaboraram, pela troca de informações, para avançar na conclusão desses inquéritos dando continuidade às investigações qualificadas”, afirmou Salles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com