Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

POLÍCIA COMUNITÁRIA - UMA IDEIA QUE PRECISA CRESCER.

Interessante documento sobre policiamento comunitário comparado, publicado no sítio da SENASP (Secretaria nacional de segurança pública), relata a experiência do Canadá quanto a formação de uma polícia cidadã. O texto indica que o fator que impulsionou tal mudança no modo de fazer polícia por lá, foi justamente o descrédito da polícia perante a sociedade. 

"A Polícia Comunitária no Canadá teve seus primeiros passos há, aproximadamente, 20 anos, quando o descrédito na instituição policial obrigou as autoridades e a população a adotarem providências para a reversão do quadro de insatisfação.

A implantação durou oito anos e demandou medidas de natureza administrativa, operacional, mas, principalmente, a mudança na filosofia de trabalho com nova educação de todos os policiais." 

Polícia Comunitária Comparada - Elaboração: Coronel PMSC Jari Luiz Dalbosco e modificado pela SENASP pata fins didáticos. 

Troca de experiência: O Japão tem sido o maior exemplo para formação da polícia comunitária no Brasil. Através dessa relação, já podemos notar policias estaduais adotando o modelo japonês. O sistema Kobam corresponde a base comunitária da polícia japonesa.
O nosso país, por sua vês, enfrenta uma longa crise de confiabilidade de sua polícia, sobretudo em estados como Rio de Janeiro e São Paulo, onde o enfrentamento à uma criminalidade hiper armada, faz ser cada vez mais austero o trabalho das polícias estaduais. 

O descrédito das instituições policiais brasileiras deve-se principalmente ao histórico de corrupções e abusos de autoridade, que mesmo praticadas por uma minoria, não deixa de deixar uma nódoa na relação polícia e cidadão. 

Sabemos que ser polícia comunitária não significa ser polícia fraca, despreparada ou "boazinha", más significar ser uma policia que alem de possuir braço forte contra a criminalidade armada, não deixa de ser próxima e voltada para o diálogo com o cidadão que, ao seu turno, torna-se mais participativo, sendo ele (o cidadão) o maior interessado no bem feito trabalho da polícia. 

Ao nosso ver, a única forma de restaurar a autoridade policial é aproximá-la da população através de um mecanismo comunitário genuíno. Vê-se exemplos de polícia comunitária no Brasil, porém não ainda em grande escala; não ainda como prioridade. 

Não se deve esquecer que não se pode fazer polícia moderna sem valorização do profissional policial, sem educação institucional, sem quebra de paradigmas, sem investimentos materiais.  







http://praticapolicial.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com