O que é “Ministério da Verdade”?
Conceito retirado do livro “1984”, de George Orwell, uma das principais distopias do século XX, o Ministério da Verdade (em Novilíngua, Miniver ou Minivero) é um dos quatro ministérios que compõem o governo da Oceania. Analogamente aos demais ministérios (Ministério do Amor, Ministério da Fartura, Ministério da Paz), o seu objetivo é exatamente o oposto da Verdade: este ministério é diretamente responsável pela falsificação da história. Em Novilíngua, porém, o nome é apropriado, já que “verdade” é aquilo que o Estado quer que seja verdade.
A referência, aqui, serve para desnudar aquilo que se deseja que fique encoberto. No caso, análises independentes sobre todas as implicações do crime cometido pela Vale, BHP Billiton e Samarco em Mariana e em toda a extensão do Rio Doce, atingindo milhões de pessoas e destruindo com uma das principais bacias hidrográficas do país e com um dos 100 maiores rios do mundo.
Quem faz?
Tendo em vista a quantidade infindável de notícias sobre o crime ambiental que ocorreu em Minas Gerais/Espírito Santo e que não estão sendo devidamente divulgadas, além dos inúmeros posts e análises postadas em páginas pessoais de Facebook, essa página é fruto do trabalho coletivo de diversos profissionais que, de maneira independente e voluntária, resolveram se unir. Fique à vontade para contribuir com as informações que tiver e julgar relevantes, bem como ajude-nos a divulgar o que será aqui publicado. Desde já agradecemos.
Toda verdade sobre a tragédia do Rio Doce: http://crimideia.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada