Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Produto desenvolvido no RS acelera limpeza da água do Rio Doce

Cultivo da Acácia-Negra



A acácia - negra é uma espécie leguminosa de múltiplos propósitos, tais como restauração de ambientes degradados, fixação de nitrogênico, produção de tanino e de energia, dentre outros. No Brasil vem sendo plantada, principalmente, com a finalidade de produção de tanino e energia.

O plantio da acácia-negra, juntamente, com o do eucalipto e o do pinus constituem-se nos mais expressivos no que concerne a florestas plantadas. A concentração de plantio dessa importante espécie se dá no estado do Rio Grande do Sul onde vem sendo explorada por milhares de pequenos produtores que suprem empresas do setor florestal brasileiro visando o atendimento de demandas tanto do Brasil como do exterior e geração de renda e de empregos diretos e indiretos. 

Em função disto, a Embrapa Florestas a selecionou para compor o elenco das espécies que terão sistemas de produção elaborados e atualizados permanentemente.


Após rompimento de barragens

Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Governador Valadares, Minas Gerais, usa o polímero de acácia negra produzido no Estado para separar a água da lama

Por: Bruna Scirea
Produto desenvolvido no RS acelera limpeza da água do Rio Doce Fred Loureiro/Secom ES
A contaminação do Rio Doce impediu o abastecimento de água em Governador Valadares por mais de uma semanaFoto: Fred Loureiro / Secom ES
Uma tecnologia produzida no Rio Grande do Sul ajuda a acelerar o processo de purificação da água em Governador Valadares — município mineiro do Vale do Rio Doce que foi atingido pelos rejeitos das barragens de Fundão e Santarém. É o polímero de acácia negra, um coagulante líquido que acelera em até 40 segundos o processo de decantação da lama presente na água. 


A substância foi desenvolvida e aprimorada durante as últimas três décadas pela empresa gaúcha Tanac, com sede em Montenegro, no Vale do Caí. E está sendo utilizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Governador Valadares desde o início desta semana, possibilitando a retomada da captação da água com barro do Rio Doce.


Zero Hora conversou com diretores da Tanac e com Antônio Mangrich, um dos químicos pesquisadores do polímero da acácia negra no país. Entenda, abaixo, como o produto separa a lama da água e que condições favoreceram para que ele fosse desenvolvido no Rio Grande do Sul.

O que é um polímero?
Polímeros são macromoléculas, formadas pela repetição de moléculas menores, os monômeros. O polímero empregado no tratamento de água é obtido a partir de monômeros naturais do extrato aquoso da casca da Acácia Negra. A planta tem origem australiana e, no Brasil, é cultivada principalmente no Rio Grande do Sul e também serve para a produção de carvão. A empresa gaúcha Tanac S. A. possui plantações em mais de 25 mil hectares (algo próximo a 30 mil campos de futebol) e trabalha com mais de 35 mil famílias produtoras em 200 municípios.

Por que o Estado que mais cultiva a acácia negra é o RS?
A planta se desenvolve bem em áreas próximas ao paralelo 30°, que passa em regiões do Chile, Argentina, África do Sul e Austrália. No Brasil, o único Estado cortado pelo paralelo é o Rio Grande do Sul, onde a acácia negra se desenvolve melhor.

Como o coagulante é extraído da planta?
O processo começa com o uso de grandes autoclaves (aparelhos de aquecimento de líquidos e indução de reações químicas sob pressão, utilizando temperaturas elevadas) que operam na extração do tanino da casca da acácia negra — na planta, a função da substância é proteger caule e folhas contra o ataque de herbívoros. Do tanino são retirados os monômeros, que produzirão o polímero. Após a extração, a casca esgotada é em parte destinada à compostagem para a produção de fertilizante orgânico e, o restante, usado na própria fábrica para queima, produção de vapor e geração de energia elétrica.

Como o polímero atua na decantação da lama?
Segundo o doutor em Química e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Antonio Mangrich, a substância interage com o material inorgânico que está em suspensão (óxidos e hidróxidos metais e argila), tornando-o mais compacto e "pesado". Isso faz com que a lama presente na água vá para o fundo (decantação). A vantagem do polímero em relação a outros produtos, conforme ao pesquisador do assunto, é o fato de ser orgânico (e não trazer prejuízos para a saúde) e de custo médio, se comparado com outras tecnologias.

Onde e quando surgiu a tecnologia?
De acordo com o diretor-superintendente da Tanac, Otávio Guimarães Decusati, o produto (TANFLOC SG) foi criado dentro dos laboratórios da empresa em 1983 — mais tarde, sucessivos aprimoramentos levaram à novas gerações do polímero. Conforme o diretor, a Tanac é a única empresa no mundo detentora da patente para a produção da substância. Atualmente, o produto é vendido para mais de 20 países e certificado por entidades norte-americanas, europeias e brasileiras.

Quais são as garantias do produto?
Segundo a Tanac, o TANFLOC SG é registrado no REACH (Registration, Evaluation, Authorisation and Restriction of Chemicals) e possui certificações NBR 15784, NSF/ANSI 60, ISO 9001, ISO 14001, FSC®, Kosher e Halal.

*Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com