Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Oficiais querem fazer crer que estão dando os aneis, diga-se ciclo completo de polícia, para não peder os dedos, diga-se a militarização.

* José Luiz Barbosa, Sgt PM - RR


"Não há como conceder ciclo completo de polícia a uma polícia militarizada que serve aos interesses do poder, subserviente aos mandatários de plantão, avessa ao controle social, violadora de direitos e da dignidade humana, impermeável aos princípios do estado democrático de direitos e do exercício da cidadania, que atuam repressiva e violentamente sob o fundamento da proteção da lei e da ordem, e que ainda tratam o cidadão como inimigo." 

Ao longo de sua história de mandonismo, autoritarismo, subserviência, e de proteção do estado e seu staff contradiz e resiste aos princípios e fundamentos na construção de uma polícia cidadã, comunitária, democrática e respeitada, que os cidadãos e os policiais almejam, merecem, e lutam a longos anos, desde sua origem, portanto algo em torno de mais de dois secúlos. 

E é ingenuidade propor a mudança de poder, aos que são detentores do poder, já que eles não farão as mudanças, e ainda convenceram aliados de que o sistema organizacional militarizado é o melhor para o exercício do poder de polícia, enquanto os próprios policiais militares, chamados de "executivos de quarteirão" já reconheceram sua falência, inadequação, e impropriedade para lidar com o livre exercício da cidadania, e do respeito a dignidade humana, impossibilitando-lhes de serem profissionais de polícia, e lançando-lhes no limbo entre o direito fundamental a segurança pública e a repressão policial e violenta como espetacularização para valorização de sua atividade.

E querer controlar as mudanças, é sinônimo de quem não quer mudanças, ou de dizer que elas não mudaram nada. Os registros da história são pródigos e incontestes sobre o que acontece quando se concede poder de investigar à uma polícia militarizada, e ainda hoje a exemplo dos policiais militares rotulados como "recalcitrantes" que são vítimas recorrentes e frequentes de violações, negação, e supressão de direitos e garantias fundamentais no âmbito da justiça militar, cuja investigação fica a cargo dos oficiais, já numa clara demonstração do atraso e da hierarquização da aplicação do direito e da justiça.

Assim se não houve até hoje nem sua profissionalização no que foi lhe incumbido de fazer que é policiamento ostensivo e preventivo, como se profissionalizará uma policia repleta de vícios, defeitos, e mazelas históricas, culturais, e políticas, para a nova função de investigar crimes até então desconhecida, o que é muito diferente da "arapongagem" que fazem com o serviço de inteligência e informação. Os cidadãos e os policiais não querem criar uma hidra de duas cabeças, ao contrário querem uma Polícia cidadã, ética, e cumpridora de seus deveres, funções e responsabilidades, sem o corporativismo deléterio que invadiu suas entranhas, que coloca cidadãos e policiais em lados opostos e conflitantes.

Ao fim, e a cabo, os oficiais querem fazer crer que estão dando os aneis, diga-se ciclo completo de polícia, para não peder os dedos, diga-se a militarização, que lhe garante um reinado quase absoluto, sem qualquer controle seja interno, ou externo, como há de ser em qualquer atividade pública e estatal.


*Especialista em segurança pública, ativista de direitos e garantias fundamentais, defensor da desmilitarização das Polícias Militares, e militante contra o assédio moral nas relações hierarquicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com