Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

LIBERTAS QUAE SERA TAMEM - UM PASSEIO PELA HISTÓRIA DA PMMG





Conhecer a história do Brasil é dever de todo cidadão. Conhecer a história da Polícia Militar de Minas Gerais é celebrar uma das mais antigas instituições do país. A origem da polícia em minas se deu no século XVIII quando os Dragões Del Rei vieram de Portugal para a então conhecida Minas do Ouro para defender a ordem pública e também os interesses do Rei. A partir de 1775 mineiros eram recrutados pelos Dragões de Minas para assegurar o fluxo do ouro até Portugal. Ao longo dos séculos XVIII, XIX e XX muitas forças foram criadas para atender, ora interesses políticos, ora demandas reais por segurança pública. Mas será apenas no século XX que a Polícia Militar se tornou, pelo esforço de muitos mineiros dedicados, na polícia MODERNA E PROFISSIONAL que conhecemos hoje. Formada, anteriormente pelos dragões Del Rei que vieram para minas em 1719, desde o início, as forças de Minas puderam contar com a bravura e sacrifício de mineiros brancos, mestiços e afrodescendentes. Compondo as ordenanças do século XIII encontramos homens pardos, e negros libertos a serviço da ordem pública, as forças de segurança em Minas puderam sempre contar com a coragem e senso de dever de homens pobre e ricos, brancos e negros e, mais recentemente, também das mulheres. 

Alguns destes homens foram notáveis pelo seu senso de patriotismo e justiça, como os inconfidentes: Tiradentes e Francisco de Paula Freire de Andrade. Ou por serem visionários como o Coronel Drexler (O primeiro a potencializar o treinamento militar) e o Capitão Antonio Norberto (O responsável pela estruturação da companhia de policiamento ostensivo), que deu início a um longo processo de profissionalização dos nossos policiais. Outros são lembrados pelo seu senso de dever, disciplina e resistência nas horas difíceis, como os médicos Capitão Juscelino Kubitschek e Capitão Guimarães Rosa que assistiram os feridos da então força pública de Minas na campanha durante a revolução constitucionalista.  Mas muitos serão sempre lembrados por ter dado as suas vidas em favor da unidade nacional, em campanhas fora do estado, do país ou na defesa do Palácio da Liberdade. 

Atualizando a lista dos integrantes da polícia, que nos orgulha, estão as mulheres. Em 1981 a Polícia Militar de Minas Gerais recebeu a primeira companhia de polícia feminina, que foi extinta em 1991 e seu efetivo dividido em diversos batalhões de polícia do estado. Atualmente as mulhe
res de Minas ajudam no policiamento e na defesa da segurança pública, bem como em todos os esforços de assistência à população.  Mas se a identidade da polícia sempre esteve ligada ao seu treinamento militar, foi com a criação da companhia de policiamento ostensivo, em 1955, que a polícia começou a assumir funções novas na comunidade. Transformando o modo como percebe a si mesma e como é percebida pela sociedade. Estendendo sua abrangência de atuação na comunidade e buscando servir nas diversas necessidades do cidadão. 

Hoje, a Polícia Militar de Minas Gerais, é exemplo no pais. E não sem motivo! A nossa polícia foi pioneira na policiamento preventivo, aceitou a extensão de suas atividades ao trânsito e busca, cada vez mais, estar perto da comunidade através de programas de educação em escolas e de participação em eventos culturais. Assim o policial conhece melhor a comunidade e suas necessidades.
Mas a modernização que transformou uma polícia reativa em uma polícia comunitária trouxe também investimentos em tecnologias que auxiliasse na eficiente comunicação, no rápido deslocamento, no monitoramento de áreas de risco, na consulta a informações importantes e no seguro desarmamento, inclusive de bombas.

Os cursos que um dia visavam formar soldados na tradição militar estão agora mais modernos. A formação do policial é mais rica, diversificada e voltada para o atendimento à comunidade. O novo policial esta mais bem preparado, se reconhece no cidadão que protege e se sente valorizado pela comunidade. A Polícia Militar de Minas Gerais é pioneira, moderna e profissional. O senso de dever, a disciplina e o espírito de sacrifício continuam na tradição da corporação, que não se esquece das suas conquistas passadas nem daqueles que ajudaram a escrever sua história.

Polícia Militar de Minas Gerais. Cultivando o dever e a solidariedade nas Minas Gerais.


Direção e Produção: Matheus Antunes.

Assistência de direção: Alessandra Veloso.
Roteiro: Sânzio Cânfora.
Adaptação para o Blog: Actos Roosevelt. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com