Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

domingo, 29 de março de 2015

Governo de SP adota novo procedimento para casos de mortes envolvendo policiais


16583462209_a14a12b446_k-690x377
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o objetivo é garantir maior eficácia nas investigações
Por Bruno Bocchini  No Spresso SP
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado de São Paulo publicou, na última quarta-feira (25), no Diário Oficial do estado resolução alterando o procedimento a ser adotado em casos de homicídios resultantes de intervenção policial. De acordo com a SSP, o objetivo é garantir maior eficácia nas investigações.
A resolução também disciplina a conduta em casos de homicídios de policiais civis, militares, integrantes da Polícia Técnico-Científica, agentes penitenciários, guardas civis municipais e agentes da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa).
Segundo a resolução, os policiais que primeiro atenderem a ocorrência deverão preservar o local até a chegada de um delegado. O documento obriga a imediata comunicação ao comandante do Batalhão da área, à Delegacia Geral de Polícia, Superintendência da Polícia Técnico-Científica e Corregedoria de Polícia.
A norma determina, ainda, que o Ministério Público também seja imediatamente comunicado da ocorrência, de modo a, se entender cabível, solicitar o comparecimento de um promotor de Justiça.
Ao delegado de polícia responsável caberá apreender os objetos relacionados com o crime, após liberação dos peritos criminais, colher provas para o esclarecimento do fato, identificar e qualificar as testemunhas.
Os novos procedimentos impõem a realização de autópsia em casos de mortes por intervenção policial e elaboração de laudos em dez dias. As corregedorias terão 60 dias para conclusão das apurações administrativas.
De acordo com a Ouvidoria da Polícia Civil de São Paulo, entre janeiro e o dia 9 de março deste ano, 118 pessoas morreram em supostos confrontos com policiais militares e civis no estado. Em 2014, ocorreram 801 mortes nesse tipo de confronto, número superior ao de 2013, quando foram registrados 440 mortes.
28/3/2015Geledés Instituto da Mulher Negra



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com