Redação Comunique-se
Colunistas brasileiros estão divididos com relação à visita da blogueira Yoani Sánchez ao Brasil. Enquanto alguns enaltecem a liberdade de expressão, outros afirmam que a cubana tem o apoio do “imperialismo americano”. As manifestações que ocorrem desde segunda-feira, 18, também são temas abordados pelos formadores de opinião. Os protestos são defendidos, principalmente, por jornalistas que querem saber a origem do dinheiro que banca as viagens da cubana. Critica-se, por outro lado, a forma como as abordagens são feitas e a agressividade dos atos.
Blogueiro da Veja.com, Reinaldo Azevedo classificou-se como “cansado” ao ver na mídia que as manifestações contra Yoani têm dois lados – os favoráveis e os contrários. “Apoiar alguém que tem o direito de falar e impedir o exercício desse direito não são posturas análogas opostas. Não é legítimo nem legal impedir que o outro fale”.
A favor dos protestos, o repórter e colunista da Carta Capital, Leandro Fortes, critica que foi um erro impedir a exibição do documentário “Conexão Cuba-Honduras” em Feira de Santana (BA). Ele, entretanto, concorda com os manifestantes quanto a questionamentos sobre o financiamento das viagens da blogueira e cita que nenhum veículo de comunicação está interessado no assunto. “Nem a Folha de S. Paulo, que até em batizado de boneca do PT pergunta quem pagou o vestido da Barbie, parece interessada nesse assunto”.
Veja o que colunistas escreveram ao longo da semana:
"Impossível não se deixar cativar pela figura da blogueira Yoani Sánchez"
(Barbara Gancia - Folha de S. Paulo)
"A visita da blogueira cubana Yoani Sanchéz ao Brasil, comprova: somos um país fantástico, o único do mundo livre que preserva suas tradições, sem medo do ridículo"
(Luis Nassif - Advivo)
"Ninguém é obrigado a gostar de Yoani Sanches como ninguém pode ser proibido de admirar e cultuar ditaduras"
(Sandro Vaia - Reproduzido pelo blog do Noblat)
"Mais valeria o vídeo de uma negativa sua a dar explicações sobre aspectos contraditórios de seu papel de 'heroína da resistência' contra o regime cubano do que as imagens de um protesto despido de argumentos"
(Eduardo Guimarães - Blog da Cidadania)
"Yoani escreve, descreve e analisa muito bem o cotidiano de Cuba, mas suas criticas não são violentas, debochadas ou incendiárias"
(Nelson Motta - O Estado de S. Paulo)
"De minha parte, acho ótimo que tenha gente disposta a se manifestar contra Yoani Sánchez, uma oportunista que transformou dissidência em marketing pessoal"
(Leandro Fortes - Carta Capital)
"Uma coisa é eventualmente discordar de Yoani; outra, distinta, é impedi-la de falar"
(Reinaldo Azevedo - Veja.com)
"É cômodo acreditar que Yoani ataca Cuba porque é financiada pelos Estados Unidos e não porque tem críticas reais ao regime".
(Cynara Menezes - Carta Capital)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada