Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Proposta previne práticas abusivas em abordagens policiais

No intuito de diminuir o crescente número de abordagem abusiva por policiais, o deputado Edson Pimenta (BA) apresentou o Projeto de Lei 4608/12. A proposta normatiza todos os passos que os agentes deverão seguir para a abordagem e fiscalização de um cidadão ou suspeito.

“Tenho percebido alguns abusos policiais ultimamente, submetendo pessoas, presos ou detidos a constrangimentos desnecessários” argumentou.  “É imprescindível que o Poder Legislativo regule os procedimentos a serem adotados pelas autoridades policiais durante abordagem aos cidadãos”.
De acordo com a proposta, durante uma abordagem simples os policiais deverão manter suas armas travadas, guardadas e interagir com o cidadão de forma cortês. Já em uma abordagem com suspeitos, o agente poderá apontar sua arma para o solo.
“Desse modo vamos prevenir práticas abusivas contra a população durante as chamadas blitz policiais ou quaisquer procedimentos similares para evitar a violação de direitos, agressões físicas ou morais”, disse o parlamentar baiano.
Pimenta explicou que quando a abordagem for feita diretamente a um criminoso, os agentes poderão apontar a arma na sua direção, porém com os dedos fora do gatilho.
A proposta impede ainda o uso de algemas para o transporte de presos, com exceção para os casos de resistência, tentativa de fuga ou em riscos de segurança.
“Sabendo o que esperar da polícia, o cidadão terá condições de se precaver contra movimentos bruscos ou suspeitos durante a abordagem”, concluiu.
O projeto tramita em caráter conclusivo e aguarda votação na Comissão de Segurança Pública e Combate o Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados.

Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com