Escrito por Jacqueline Patrocinio
Responsável por gerenciar criadores de canais do mundo todo, a executiva Kelly Merryman, vice-presidente de parcerias de conteúdo do YouTube, veio ao Brasil para falar sobre o futuro do entretenimento nessa quinta-feira, 26, em painel do Rio Content Market, maior evento do mercado audiovisual da América Latina, realizado no Rio de Janeiro.
A profissional deixou o Netflix há dois meses, onde ocupava o cargo de vice-presidente de aquisição de conteúdos, para liderar a estratégia global do YouTube. Para ela, a plataforma de vídeos do Google sai na frente pela autenticidade. “Um bilhão de pessoas acessando a página a cada mês. Elas querem ver o que acontece no mundo e também querem ser ouvidas. É difícil lidar com muita gente querendo falar ao mesmo tempo, mas apenas seja autêntico, publique seu vídeo, e você vai encontrar sua audiência”, aconselha.
A executiva ressaltou as mudanças que a plataforma, graças aos seus usuários, está promovendo ao longo dos anos. “Quando adolescente, lia a Seventeen para saber como usar maquiagem, andar de salto, conquistar garotos. O modelo é muito próximo do que a Capricho faz aqui. Isso não mudou, mas as jovens de hoje procuram e encontram isso no YouTube”, avaliou.
YouTube Spaces
Em outubro passado, o YouTube anunciou uma parceria com o Instituto Criar, de São Paulo, para disponibilizar um espaço de produção com equipamentos, estúdio, ilha de edição, além de proporcionar treinamento para youtubers.
Criador da entidade que transforma jovens de baixa renda em mão de obra qualificada para a indústria audiovisual, o comunicador Luciano Huck, do programa 'Caldeirão do Huck', na Globo, subiu ao palco para falar do impacto da iniciativa para os alunos da instituição.
“O Criar existe há 10 anos para empoderar as pessoas. O que estamos vivendo agora, ao lado do YouTube, é muito gratificante. É uma troca de experiências muito grande ter criadores de conteúdo lá dentro, mudando nossa forma de ensinar, reconstruindo essa indústria que está em franca transformação”, declarou o apresentador. Conhecida como YouTube Space, a iniciativa já existe em Los Angeles, Londres, Tóquio e Nova Iorque.
Parceria com a mídia tradicional
O SBT é o único canal de TV aberta no Brasil que disponibiliza todo o conteúdo que vai ao ar na programação linear no YouTube. “Nossa parceria é para aprender. Outras emissoras, nossas concorrentes, estão gastando dinheiro em ferramentas próprias. Nós estamos colecionando views”, provocou Glen Valente, diretor de Marketing e Comercial do canal.
Convidado para o painel, ele defendeu a manutenção dos vídeos dos programas no SBT na plataforma do Google, alegando que a possibilidade de ser multiplataforma é “super saudável”. “Não existe isso de competição. Não estamos perdendo telespectadores, a televisão sempre vai ser poderosa por que tem 97% de penetração. Nós não precisamos reinventar a roda, temos que estar ao lado dos melhores”.
YouTube Space em London (Imagem: Reprodução)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada