Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

POLICIAIS CIVIS E MILITARES E O DEBATE SOBRE O CICLO COMPLETO DE POLÍCIA


Header





A semana passada ficou marcada por mais um conflito entre as forças policiais civis e militares na cidade de São Paulo. A confusão teve início quando um delegado da polícia civil decretou a prisão de um sargento da polícia militar por suspeita de tortura durante a prisão de um homem que teria roubado uma loja de sapatos. No dia 9 de outubro, uma audiência pública que discutia a PEC-430, que propõe o ciclo completo para as polícias militares e civis, uma faixa vermelha separava fisicamente as duas polícias para evitar conflitos. Os episódios retratam as tensões entre as forças policiais em São Paulo.

Mas o desentendimento entre as duas polícias é ainda mais antigo. Em 2008, uma manifestação de policiais civis por melhores condições de trabalho terminou em confronto com a polícia militar, convocada para conter a manifestação em frente ao Palácio dos Bandeirantes.

Centenas de propostas de emendas constitucionais têm discutido reformas no funcionamento da Segurança Pública em nosso país, e algumas visam uma maior integração entre as atividades das duas polícias. Um ponto abordado nessas propostas é a criação do ciclo completo de polícia, segundo o qual as atividades ostensivos-preventivas seriam compartilhadas entre as polícias civil e militar.

Segundo o tenente coronel da polícia militar de Santa Catarina, Marcello Martines Hipolito, esforços de integração entre as atividades já ocorrem em algumas polícias. Em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná deram passos importantes nessa direção, adotando a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência para as infrações penais de menor potencial ofensivo. Normalmente, as ocorrências atendidas pela polícia militar precisam ser encaminhadas para registro na delegacia. Com o Termo Circunstanciado de Ocorrência policiais militares passam a pode registrar as ocorrências de menor potencial ofensivo.

O que assistimos essa semana em São Paulo nos aponta a urgência de pensar formas de maior integração e diálogo entre as instituições policiais. O debate sobre o ciclo completo de polícia é de importância crucial para este debate.

Discuta o Ciclo Completo de polícia aqui.



Fonte: http://www.mudamos.org/temas/seguranca-publica/blog/policiais-civis-e-militares-e-o-debate-sobre-o-ciclo-completo-de-policia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com