Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

sábado, 21 de maio de 2016

EDUCAÇÃO E MILITARIZAÇÃO NAS ESCOLAS.

DOUTRINAR NÃO É EDUCAR!


"Muitos são, hoje, da opinião de que não existem duas coisas mais dissonantes e incongruentes que a vida civil e a militar. Pois, vemos diariamente que, quando um homem ingressa no exército, ele imediatamente muda não apenas sua indumentária, mas seu compor-tamento, suas companhias, sua tez, sua maneira de  falar, e este se investe para despojar-se de tudo aquilo que possa parecer da vida ou das conversas comuns.  Pois o homem almejando estar pronto para qualquer sorte de violência despreza a indumentária padrão do civil, e crê que nenhum traje serve ao seu propósito que não a farda-armadura. 

E quanto a civilidade e  polidez, como se pode esperar encontrá-las em alguém que imagina que tais coisas o fariam parecer afemi-nado e que tais coisas seriam um obstáculo ao seu serviço, especialmente quando tal sujeito pensa que é seu dever, ao invés de conversar e comportar-se como os outros homens, ameaçar qualquer um que encontre com uma saraivada de pragas e um temível par de bigodes?  Maquiavel – A arte da guerra"



Muitos são, hoje, da opinião de que não existem duascoisas mais dissonantes e incongruentes que a vidacivil e a militar. Pois, vemos diariamente que, quandoum homem ingressa no exército, ele imediatamentemuda não apenas sua indumentária, mas seu compor-tamento, suas companhias, sua tez, sua maneira de falar, e este se investe para despojar-se de tudo aquiloque possa parecer da vida ou das conversas comuns. Pois o homem almejando estar pronto para qualquersorte de violência despreza a indumentária padrãodo civil, e crê que nenhum traje serve ao seu propósitoque não a farda-armadura. E quanto a civilidade e polidez, como se pode esperar encontrá-las em alguémque imagina que tais coisas o fariam parecer afemi-nado e que tais coisas seriam um obstáculo ao seuserviço, especialmente quando tal sujeito pensa que éseu dever, ao invés de conversar e comportar-se comoos outros homens, ameaçar qualquer um que encontrecom uma saraivada de pragas e um temível par debigodes?  Maquiavel – A arte da guerra


EDUCAR: LIBERTA, EMANCIPA, E EMPODERA A CIDADANIA.


MILITARIZAR: CASTRA, LIMITA, RESTRINGE, E DESEMPODERA A CIDADANIA.


Os pais deveriam assumir sua responsabilidade com os filhos a começar por educa-los na formação moral, e de valores e princípios éticos, pois a função da escola é ensinar; e os que querem que escola faça o que deveriam fazer em casa e em família, deveriam não ter filhos, nem família.

Se não dão conta de educar, não será a escola que o fará, mas certamente no futuro será mais a um a dar trabalho para a polícia, não por falta de educação formal na escola, mas por falta de responsabilidade, compromisso e empenho da própria família, que simplesmente não fez ou faz seu papel.

A Constituição Federal em seu artigo 205 estabelece que “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Portanto a ação de educar é dever da família e do Estado e deve ser fomentada pela sociedade.

A educação é atividade de ensino aprendizagem, de formação dos futuros cidadãos e do fortalecimento e promoção da cidadania e dos valores sociais de uma sociedade.

Educação é o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento.

No seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte. A educação vai se formando através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida.

O conceito de educação engloba o nível de cortesia, delicadeza e civilidade demonstrada por um indivíduo e a sua capacidade de socialização.

De acordo com o filósofo teórico da área da pedagogia René Hubert, a educação é um conjunto de ações e influências exercidas voluntariamente por um ser humano em outro, normalmente de um adulto em um jovem. Essas ações pretendem alcançar um determinado propósito no indivíduo para que ele possa desempenhar alguma função nos contextos sociais, econômicos, culturais e políticos de uma sociedade.

No sentido técnico, a educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo.

No militarismo ao contrário se forma uma categoria de sub cidadãos, ou cidadãos de segunda categoria, que nem precisam pensar, pois no militarismo o pensamento é castrado, as iniciativas proibidas, a expressão da opinião e do pensamento amordaçados e punidos, e imposto a limitação do pensar e do falar ao que pensam os detentores do poder, e especialmente são condicionados e adestrados a cumprir ordens cegamente sem questionar.

Educar é FORMAR E PREPARAR pessoas e futuros cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, e não formar rôbos, seres autômatos, e cumpridores de ordens, prontos a obedecer comando, e se verem privadas de senso crítico construtivo.



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