Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Rio tem 15 guerras de quadrilhas rivais em 21 bairros da cidade a 81 dias das Olimpíadas


Bandidos posam com fuzis no Morro do Chaves após invasão
Bandidos posam com fuzis no Morro do Chaves após invasão Foto: Reprodução
Rafael Soares


A 81 dias dos Jogos Olímpicos, o Rio convive com 15 guerras entre facções do tráfico e da milícia, que levam medo à rotina de moradores de 21 bairros da cidade. Um levantamento feito pelo EXTRA com base em registros de ocorrência, investigações da Polícia Civil e relatos de PMs que trabalham nos batalhões dessas áreas revela que, nos últimos dois meses, a cada quatro dias, em média, houve uma nova guerra entre criminosos. Pelo menos 21 pessoas foram mortas e oito ficaram feridas nesses ataques. E, no meio dos tiroteios, estão as arenas onde atletas do mundo todo vão se apresentar nos Jogos: 12 dessas guerras acontecem a menos de oito quilômetros de instalações olímpicas.
No episódio mais recente, ao longo da última semana, bandidos de várias favelas dominadas pela maior facção do tráfico do Rio se juntaram para invadir quatro comunidades ocupadas por uma facção rival, na Zona Norte: Morro do Chaves, Proença Rosa, Jorge Turco e Juramento — todas elas num raio de oito quilômetros do Complexo de Deodoro, onde serão disputadas as provas de hipismo, ciclismo e canoagem nos Jogos.
Os confrontos têm, como objetivo, a retomada de territórios que, ao longo de 2014, foram invadidos pela facção rival a mando de Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy, morto em 2015. Em uma semana, as guerras deixaram nove mortos — três no Jorge Turco e seis no Juramento. Os tiroteios também acontecem depois das invasões, quando a polícia entra na favela: do total de vítimas, três vítimas foram baleadas em incursões da PM.
Guerras entre traficantes rivais também acontecem em Madureira e na Maré — onde um ataque na última segunda-feira terminou com o mototaxista Rubens Vidal da Costa, de 32 anos, morto —, na Zona Norte, e em Copacabana, no Leme e no Leblon, na Zona Sul. A 800 metros da arena onde será disputado o torneio do vôlei de praia, o Chapéu-Mangueira foi alvo de diversos ataques de bandidos da vizinha Babilônia, ocupada por outra facção, no fim de março. Num deles, no dia 19, seis bandidos com roupas pretas, toucas ninja, três fuzis e três pistolas executaram dois homens na favela. Tiroteios entre bandidos rivais também aconteceram entre abril e maio na Cruzada São Sebastião, no Leblon, e no Tabajaras, em Copacabana.
Estojos espalhados após invasão do Jorge Turco, em Honório Guegrl
Estojos espalhados após invasão do Jorge Turco, em Honório Guegrl Foto: Reprodução
Nos arredores da Vila dos Atletas, na Barra, há confrontos entre tráfico e milícia. Na madrugada da última terça-feira, o Morro do Jordão, no Tanque, foi palco de um tiroteio entre paramilitares e traficantes, que saíram da Praça Seca armados de fuzis, e, em três carros, percorreram a Rua Cândido Benício para chegar à mata atrás da favela. Depois do ataque, os bandidos voltaram ao Morro São José Operário. No trajeto, ainda houve tiroteio com PMs.
Divergências internas
Duas disputas puseram em lados opostos integrantes de um mesmo grupo criminoso. Em Senador Camará, Gil Pinheiro dos Santos, o Mil Gol, e Natã Isaque Souza Santos, chefes do tráfico, respectivamente das favelas Vila Aliança e Coreia, pertencem à mesma facção.
Mas, há cerca de um ano, são rivais e tentam dominar as áreas um do outro. Já em Santa Cruz, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) monitora divergências na maior milícia do Rio desde que um ataque à favela São Fernando terminou com um miliciano morto no final de fevereiro. Nas redes sociais, moradores registram a rotina de medo.
Após expulsar facção rival, bandidos posaram para fotos no Morro do Chaves
Após expulsar facção rival, bandidos posaram para fotos no Morro do Chaves Foto: Reprodução
— Esses tiros são da guerra de Camará. Mesma facção, não sei pra quê — escreveu um morador, em 30 de março.
Da cadeia, ordens para novas invasões
Ordens de chefes do tráfico presos são o prenúncio das próximas disputas por territórios no Rio. Num áudio investigado pela Polícia Civil, traficantes da maior facção do Rio, após invadirem o Jorge Turco, em Honório Gurgel, afirmam que também vão tomar o Morro dos Macacos, em Vila Isabel e fazem ameaças a Leandro Nunes Botelho, o Scooby, chefe do tráfico da favela.
— Vamos vermelhar o Macacos, botar as UPPs pra ralar — afirma um bandido.
A facção que domina o Macacos também tem planos para contra atacar. Segundo agentes que monitoram o tráfico do Morro do São Carlos, no Estácio, chegou, na semana passada, a ordem para invadir o Turano, no Rio Comprido.
Casa perfurada no Jorge Turco
Casa perfurada no Jorge Turco Foto: Reprodução
Autoridades respondem
Secretaria de Segurança
"A Secretaria de Estado de Segurança esclarece que não há uma definição quanto a necessidade de ocupação de novas comunidades. O planejamento operacional de segurança para os Jogos Olímpicos Rio 2016, baseado em análises de riscos e ameaças, está em fase de finalização. Cenários dinâmicos estão sendo avaliados pelas equipes de inteligência e todas as estratégias operacionais necessárias para garantir um ambiente pacífico e ordeiro para a realização do evento estão sendo consideradas".
Polícia Militar
"A PM intensificará as ações policiais nas comunidades em que houver ações criminosas, no momento adequado e após a análise dos dados de Inteligência e do planejamento necessário".
Coordenadoria de Polícia Pacificadora
"O policiamento é reforçado nas comunidades sempre que necessário, inclusive com o apoio do Comando de Operações Especiais (COE).
De acordo com o comando da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Cidade de Deus, ações diárias, como varreduras e incursões, baseadas em denúncias e nas informações do setor de Inteligência da Unidade são realizadas para evitar novos confrontos e garantir a segurança dos moradores. O comando reitera que no último mês, mais de 30 prisões e apreensões de armas foram realizadas pelos policiais.
A Unidade realiza ainda, periodicamente, Conselhos de Gestão Comunitária, com objetivo de ouvir as demandas, sugestões e críticas dos moradores, a fim de consolidar a política de proximidade. A UPP Cidade de Deus mantém mais de 20 projetos de Prevenção nas áreas de Educação, Artes e Esporte, atendendo a mais de 800 pessoas na comunidade.
O comando ressalta que investe no trabalho de divulgação da Ouvidoria Paz com Voz, um dos principais canais de comunicação com os moradores. Todos os registros são atendidos e acompanhados pelo comandante da Unidade. O serviço recebe demandas pelo telefone (21) 2334-7599, por meio do sitehttp://ouvidoriaupp.com.br/ ou na Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), situada na Avenida Itaoca, nº 1.618, em Bonsucesso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com