Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

domingo, 28 de abril de 2013

Concurso para soldado da PM em Uberlândia terá 124,5 candidatos por vaga




No concurso, os 4.343 inscritos tentam ocupar, ao todo, 30 vagas locais, das quais 27 são para homens e três para mulheres
Pela primeira vez sendo o mais acirrado do Estado, o concurso para soldado da Polícia Militar (PM) na 9ª região da corporação em Uberlândia terá 124,5 candidatos por vaga entre os homens e 329,3 concorrentes por posto entre as mulheres na primeira fase, que acontecerá amanhã, às 8h. Os índices são superiores até ao registrado para o curso de Direito noturno da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o mais disputado da instituição e que teve 95,17 estudantes por vaga no último processo seletivo realizado no ano passado.
No concurso, os 4.343 inscritos tentam ocupar, ao todo, 30 vagas locais, das quais 27 são para homens e três para mulheres. Os selecionados poderão atuar em qualquer um dos 18 municípios do Triângulo Mineiro que compõem a 9ª Região da Polícia Militar (9ª RPM). Segundo o chefe da seção de comunicação organizacional da instituição, capitão Miller Michalick, dentre os fatores que resultaram em um alto grau de concorrência local está o fato de esse ser o último concurso para não oficiais em que se exigirá somente o segundo grau. Nos próximos, somente quem tiver curso superior poderá participar.
De acordo com o chefe da seção de comunicação organizacional da instituição, capitão Miller Michalick,  este é o último concurso para não oficiais em que se exigirá somente o segundo grau
Outra variável, afirma o capitão, é a remuneração, que está acima do valor destinado a outras funções que exigem também o segundo grau. O soldado selecionado, assim que passar pelo curso de formação, entrará no efetivo ganhando pouco mais de R$ 3 mil. “Somam-se a isso a estabilidade e o plano de carreira, que prevê que, a cada oito anos, o soldado é automaticamente promovido”, afirmou.
As provas objetivas da primeira fase vão ocorrer na Unitri e na Faculdade Pitágoras, ambas na zona sul da cidade. A PM pede para que os concorrentes cheguem ao local de carona ou de ônibus (leia mais nesta página), pois os estacionamentos das instituições não poderão ser usados.

Ônibus

Coincidentemente, além da primeira fase do concurso para o curso de formação de soldados da Polícia Militar (PM), o exame da Ordem dos Advogados (OAB) de Uberlândia também será realizado hoje, às 13h, em uma instituição de ensino localizada na zona sul do município (Uniessa).
Com isso, para tentar impedir o tumulto no trânsito, a prefeitura irá disponibilizar linhas de ônibus especiais para quem for fazer o concurso da PM e a prova da OAB.
Ao todo, conforme a Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran), serão disponibilizados 12 ônibus especiais, pelas linhas S907 e S917, para atender à demanda dos candidatos ao posto da PM. Eles sairão do Terminal Central com destino aos locais de prova a partir das 6h.
E para os concorrentes que farão o exame da OAB, a Settran disponibilizará a linha especial de ônibus S937. O embarque e desembarque de passageiros será feito a partir das 11h30 pela plataforma da linha A119 no Terminal Central.

Concorrência

As vagas no curso de formação de soldados disponíveis para a 9ª Região da Polícia Militar em Uberlândia (9ª RPM) são as mais concorridas de Minas Gerais, com índices de candidatos por vaga que ultrapassaram, por exemplo, os da 4ª Região em Juiz de Fora, que também tem disponibilidade para o mesmo número de novos praças. Na cidade da Zona da Mata, no caso dos postos masculinos, a concorrência chegou a 122,8 por vaga ante os 124,25 verificados na 9ª RPM em Uberlândia.
Em outra comparação, a relação de candidatos por vagas para Uberlândia no concurso militar é superior não só à disputa por vaga no curso de Direito noturno da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que é o mais concorrido (95,17 estudantes por posto), como também à luta por uma vaga no curso de Medicina, que teve 81 concorrentes por vaga no último processo seletivo da instituição de ensino superior em 2012.
E o grau de dificuldade imposto para se ingressar na PM por causa da quantidade de candidatos locais assustou muitos inscritos, que tiveram acesso às estatísticas recentemente. É o caso da advogada Heloísa Fagundes, que pensou em desistir da seleção assim que viu a relação de candidatos por vaga. “Por um lado, fiquei desanimada, mas, por outro, fui impulsionada a estudar mais. Estou confiante”, disse ela, que afirma sempre ter tido vontade de seguir na área de segurança.

Minas Gerais

O concurso da Polícia Militar (PM) de Minas Gerais para curso de formação de soldados prevê, para todo o Estado, 1,6 mil vagas, das quais 1.440 para homens e 160 para mulheres. Dados estatísticos da corporação revelam que 124.439 pessoas se inscreveram para concorrer no processo seletivo.
A primeira fase será de provas objetivas. Depois, há outros três processos que incluem testes psicológicos e físicos até que as vagas sejam preenchidas. Os selecionados fazem o curso de soldado de primeira classe em Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com