Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

NOVO UNIFORME DO COLÉGIO TIRADENTES DA POLICIA MILITAR - PAIS DE ALUNOS ESTÃO PREOCUPADOS COM A SEGURANÇA DE SEUS FILHOS. A QUEM INTERESSA ESSA MUDANÇA?

* José Luiz Barbosa

Pais de alunos do Cólegio Tiradentes, temem que seus filhos virem alvo de criminosos.

Sem qualquer participação de alunos e pais, o Comando da Polícia Militar, está prestes a implantar o uniforme escolar, modelo "farda", que agora começa a preocupar pais e alunos, pois a super exposição, poderá tornar os discentes alvo de criminosos.

Numa clara demonstração de menos prezo pela participação, já que agora depois de estudos elaborados por uma comissão que ninguém sabe ou conhece, será feita uma consulta para legitimar uma decisão que já teve a anuência do Comandante Geral.

Houve a inversão do processo de participação, e os argumentos apresentados pelo comando como justificativa para a mudança, somente reforça a deliberada exclusão da comunidade escolar e da família, já que terão que arcar com as despesas da mudança, e o tema como medida para valorização está completamente em descompasso com os avanços da educação e da valorização de seus profissionais, que passam longe dos Colégios Tiradentes.

Na contra-mão da evolução social e da educação, e sem a participação dos pais e da comunidade escolar, nestas e em outras decisões que afetam a vida e a rotina escolar, já está em vigor a resolução da DEEAS, que determina o uso obrigatório das peças de uniforme, interessante notar, no entanto, que não há nenhuma ação de comando que objetive a melhoria da qualidade do ensino oferecido aos alunos, ao contrário do que temos visto e ouvido de educadores, alunos e as famílias.

Por outro lado, há muito que melhorar no ambiente escolar, e certamente a participação democrática poderia ter contribuído para ouvir e apurar a preocupação e o sentimento de insegurança e até medo, que agora começa a rondar os filhos dos policiais e bombeiros militares, e até de civis, que estudam no educandário.

* Presidente da Associação Mineira de Defesa e Promoção da Cidadania e Dignidade, e ativista de direitos e garantias fundamentais.


O Comando da PMMG, por intermédio da Diretoria de Educação Escolar e Assistência Social (DEEAS), tem envidado esforços para resgatar a identidade do CTPM como escola diferenciada das demais, por estar vinculada aos valores e princípios basilares da ética e da disciplina policial militar. Na busca deste objetivo, uma série de medidas tem sido adotadas para a valorização do profissional da educação e designação de comissão para apresentação de proposta de mudança do uniforme dos alunos do CTPM.
Esta ação estratégica depende apenas da definição do modelo de uniforme a ser utilizado, para que ocorra a sua efetiva implantação, o que dará mediante a presente consulta. Cumpre informar também que a DEEAS solicitou a confecção dos modelos de uniformes anexos e os apresentou ao Alto Comando da PMMG, que aprovou a sua adoção, condicionada à mencionada consulta.

Ressalta-se que as propostas de uniforme apresentadas pela Comissão designada por esta Diretoria possuem as especificações pontuadas no arquivo "Especificação e fotos de uniformes propostos". Visando facilitar o processo de decisão do Exmo Senhor Comandante-Geral da PMMG e democratizar a discussão acerca da definição do novo modelo de uniforme a ser utilizado nos CTPM, consta abaixo fotografias da proposta apresentada pela comissão. Solicitamos a todos os integrantes da PMMG que exerçam efetivamente o direito de participar desta importante mudança. 

Editorial do blog do cabo Fernando: Acho que antes de resolverem mudar definitivamente o uniforme , deveriam ter feito uma reunião com os pais dos alunos. Tem também o lado da segurança pessoal dos alunos, será fácil para o bandido detectar o aluno que é filho de um policial e não conseguindo se vingar do pai, acabará se vingando do filho. Essa mudança de uniforme só interessa primeiramente a CITEROL que ganhará mais dinheiro do que já ganhou as custas de nós militares, segundo, além da CITEROL alguém ganhará muito... com essa brilhante idéia de "girico".  
Fonte: Blog do Cabo Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com